Juventude Agostiniana Portuguesa

A J.A.P. (Juventude Agostiniana Portuguesa) é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com reconhecimento civil concedido pela Câmara de Arruda dos Vinhos desde 1990. Embora a associação existisse de facto antes do seu reconhecimento civil.

A nossa associação está formada por jovens ligados à Ordem de Santo Agostinho, e portanto, às comunidades dos Padres Agostinhos presentes em Portugal. Para tal fim, a associação tem uma especial relação com as paróquias agostinianas de Santa Iria de Azóia e São Domingos de Rana, com as quais colabora habitualmente nos mais variados serviços.

A J.A.P. é uma associação de carácter religioso. A sua finalidade é a vivência e anúncio da fé cristã segundo o carisma da Ordem de Sto. Agostinho.

Ser membro da Juventude Agostiniana Portuguesa é ser cristão, membro da Igreja Católica e ser instrumento onde se realizam e se estruturam os objectivos da Ordem Agostiniana: 

 

- Busca de Deus em grupo: “Ter uma só alma e um só coração em marcha para Deus”.

- Relações fraternas, de irmão para irmão, entre os seus membros e com todos os outros.

- Vida humilde, em espírito de pobreza e comunicação de bens espirituais e materiais.

- Atitude profética frente ao secularismo, materialismo e injustiça.

- Compromisso apostólico, que se estende a toda a comunidade em prol da propagação da verdade, da promoção da unidade e do serviço ao próximo necessitado.

 

Temos Santo Agostinho como guia e modelo para, através do exemplo da sua vida e dos ensinamentos dos seus escritos, seguir a Cristo e orientarmos Nele toda a nossa vida e acção.

A nossa vida Agostiniana exige-nos um cultivo cuidadoso dos valores da Amizade; Interioridade e Oração; Formação e Compromisso.  

 

A AMIZADE nutre e cresce da fidelidade, da confiança, da sinceridade e da mútua compreensão. É ela que nos une a Deus em Cristo. É deste modo, nesta unidade de Amor, que partimos a comunicar aos que nos rodeiam o que temos e vivemos. 

A INTERIORIDADE, através da oração e da reflexão, permite-nos conhecer-nos a nós mesmos e conhecer cada vez mais Àquele que “mais interior do que nós mesmos” dá sentido à nossa vida e nos faz felizes. 

A FORMAÇÃO permite-nos aprofundar a fé cristã e ser testemunhas do Deus Vivo no mundo. 

O COMPROMISSO impede-nos de viver virados apenas para nós mesmos e leva-nos a seguir o Espírito Santo que nos impele a anunciar com a palavra mas sobretudo com o próprio testemunho. 

 

Estes valores determinam a vida da Juventude Agostiniana Portuguesa. Todos os seus membros, salvo excepções, pertencem a um dos grupos de jovens que formam a associação: grupos Cassiciaco, Inquietudes ou Comunidades juvenis. É nestes grupos, através de reuniões periódicas, que estes valores são vividos e aprofundados. 

De facto, toda reunião de qualquer grupo agostiniano tem estes elementos: oração, formação, convívio e acção.

Outras actividades anuais como os Retiros de grupo, o Retiro de Colares, os Exercícios Espirituais, a Páscoa Juvenil Agostiniana, as Actividades de Verão, os Acampamentos Tagaste, etc., virão ajudar na vivência destes valores.

 Actualmente a JAP conta com mais de 100 jovens associados, que vivem a sua caminhada inseridos nos 11 grupos que existem nas 3 etapas.

 

Segue-nos no Facebook: